BLOG DA PARÓQUIA DE PATU


Convite



Escrito por Paróquia de Patu às 12h10
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Semana do Dízimo na Paróquia de Patu. Entenda sobre a necessidade e importância de Devolver o Dizímo

O que é Dízimo?

Conversaremos sobre o dízimo, sua importância na vida da Igreja e de cada fiel. O dízimo é uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como obrigação pessoal - mas também como direito - em relação à manutenção da vida da Igreja local onde vive sua fé. O dízimo é uma forma concreta de manifestar a fé em Deus providente, um modo de viver a esperança em seu Reino de vida e justiça, um jeito de praticar a caridade na vida em comunidade. É ato de fé, de esperança e de caridade. Pelo dízimo, podemos viver essas três importantes virtudes cristãs, chamadas de virtudes teologais, porque nos aproximam diretamente de Deus. O dízimo é compromisso de cada cristão. É uma forma de devolver a Deus, num ato de agradecimento, uma parte daquilo que se recebe. Representa a aceitação consciente do dom de Deus e a disposição fiel de colaborar com seu projeto de felicidade para todos. Dízimo é agradecimento e partilha, já que tudo o que temos e recebemos vem de Deus e pertence a Deus.
  • Quanto se deve oferecer de dízimo?


Deve-se ofertar a Deus o que mandar o nosso coração e o que a nossa consciência falar. O Apóstolo Paulo assim escreve: Dê cada um conforme o impulso de seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama a quem dá com alegria (2 Cor 9,7). Os israelitas davam dez por cento do que colhiam da terra e do trabalho. Daí vem a palavra dízimo, que significa décima parte, dez por cento daquilo que se ganha. Veja como Deus é bom. Ele lhe dá tudo. Deixa nove partes para você fazer o que precisar e quiser, e pede retorno de somente uma parte. Assim, todos somos convidados a ofertar de fato a décima parte. Mas é importante perceber o seguinte: dízimo não é esmola, nem sobra, nem migalha, pois Deus de nada precisa. Ele quer nossa gratidão. Ele quer que demos com alegria e reconhecimento e liberdade. O que se dá com alegria faz bem àquele que dá e àquele que recebe.
Deus quer que ofertemos o dízimo com alegria e liberdade. Embora a palavra dízimo tenha o significado de décima parte, ou dez por cento, cada pessoa deve livremente definir, segundo os impulsos de seu coração, sem tristeza e nem constrangimento, qual seja o percentual de seus ganhos que deve destinar ao dízimo a ser entregue para a sua comunidade. No entanto, a experiência tem comprovado que aqueles que, num passo de confiança nas promessas divinas, optaram pelo dízimo integral, isto é, pela oferta de 10% de tudo que ganham, não se arrependeram de tê-lo feito e nem sentiram falta em seus orçamentos. Ao contrário, sentem-se mais abençoados que antes, quando suas contribuições eram proporcionalmente menores. Há muitos dizimistas que dão este testemunho: quanto mais se oferece de dízimo, mais se ganha. Pois, o dízimo é um ato de fé em Deus, que não deixa na mão os que nele confiam. De qualquer modo, cada dizimista deve sentir-se livre diante de Deus para fixar o percentual de sua contribuição. Odizimista não deve preocupar-se com o que sai de seu bolso (se muito ou pouco dinheiro), mas o que sai de seu coração (se pouco ou muito amor a Deus e à comunidade).
  • ANTES DE MEXER COM O BOLSO, O DÍZIMO TOCA O CORAÇÃO.

Atualmente, a Igreja pretende redescobrir seu verdadeiro sentido para que nós cristãos possamos entender melhor o porquê do dízimo. Ele não é invenção humana e sim um dos mandamentos bíblicos e um excelente meio de vivermos as três grandes virtudes chamadas teologais. As virtudes teologais são chamadas assim, porque nos põem em relação direta com Deus ou porque nos levam a fazer o que faz o próprio Deus. São elas: a fé, a esperança e a caridade. Como sabemos, a Igreja é formada por pessoas que devem unir-se em comunidade. Em outras palavras, cada membro da Igreja é e deve sentir-se responsável pelos outros que formam a Igreja. Deus é Pai de todos e quer a plena realização de todos. Ora, ninguém pode chegar a essa realização sozinho. Por isso o sentido do dízimo é hoje riquíssimo, pois é um dos meios pelos quais cada cristãodemonstra sua responsabilidade para manter a Igreja a que pertence, seja a Igreja-Templo, como também a Igreja-Povo.


Escrito por Paróquia de Patu às 11h58
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Prograamação da Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis para este sábado, 19 - Serra do Lima

Dia 19/11/2011 – Sábado
19h Missa e novena no Santuário – Serra do Lima – Patu/RN
Noiteiros: Prefeitura e Câmara Municipal, Missionários da Sagrada Família, Encontro de Casais com Cristo, Terço dos Homens, Legião de Maria, Movimento da Mãe Rainha, Renovação Carismática Católica, Promotoria Pública, Polícias Militar e Civil, Voluntários(as) do Santuário, Grupo de Amigos e Amigas  do Santuário, Motoristas, Moto Taxistas,  Taxistas, Rádio Educadora  e  Patuenses Ausentes.
20h30 Leilão beneficente
           Seresta com Alexsandro Bandeira


OBSERVAÇÃO
Os proprietários Dona Izenira Moura e Cafum estão disponibilizando trasporte tipo "BESTA" para fazer o deslocamento gratuito dos romeiros e devotos de Nossa Senhora dos Impossíveis, durante as três noites di novenário na serra do Lima. ATENÇÃO! 
  • CENTRO 
Igreja Matriz de Patu/RN
18h30.
  •  ESTAÇÃO
Praça do Povo
18h30.


Escrito por Paróquia de Patu às 16h51
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Imagens da Missa e Novena no santuário do Lima na última sexta-feira. 18 - Confira
























Fotos: Raniery Alves e Mirlânio Cortez


Escrito por Paróquia de Patu às 16h50
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Nesta sexta-feira, 18 - Abertura do tríduo a Nossa Senhora dos Impossíveis - 2011

Dia 18/11/2011 - Sexta-feira
19h Missa e novena no Santuário – Serra do Lima – Patu/RN
Noiteiros: Escolas (estaduais, municipais e particulares), UERN, Apostolado da Oração, Ministros da Comunhão, Coroinhas, Pastoral do Dízimo, Pastoral Litúrgica, PASCOM, CDL, INSS, Correios, Banco do Brasil, Visão Mundial e Conselho Tutelar.
20h30 Jantar da Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis
       Música ao vivo com Ricardo
OBSERVAÇÃO
Os proprietários Dona Izenira Moura e Cafum estão disponibilizando tipo "BESTA" para fazer o deslocamento gratuito dos romeiros e devotos de Nossa Senhora dos Impossíveis, durante as três noites di novenário na serra do Lima. ATENÇÃO! 
  • CENTRO 
Igreja Matriz de Patu/RN
18h30.

  •  ESTAÇÃO
Praça do Povo
18h30.


Escrito por Paróquia de Patu às 08h45
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Missa e Novena á Nossa Senhora dos Impossíveis na Igreja matriz de Patu












Estava presente na Celebração da Eucarística, os Padres que fazem parte do Conselho Provincial dos Missionários da Sagrada Família.

 












Fotos: Raniery Alves


Escrito por Paróquia de Patu às 08h44
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Programação da 253ª Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis, 17/11 - Quinta-feira

 Dia 17/11/2011 - Quinta-feira
19h Missa e novena na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores – Patu/RN
Noiteiros: Toda a Paróquia e Cidade de Patu


Escrito por Paróquia de Patu às 09h08
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Programação da 253ª Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis - Quarta-feira, 16/11

17h Missa e novena na capela São João Batista – Patu/RN
19h Missa e novena na capela Santa Teresinha – Patu/RN
Noiteiros: Toda a Comunidade com seus Grupos e Pastorais


Escrito por Paróquia de Patu às 09h01
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Convite

Amigos(as) Patuenses Ausentes!



Desde o dia 11 de novembro estamos celebrando a 253ª Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis, aqui na Serra do Lima em Patu/RN.

Temos uma vasta programação religiosa e cultural: peregrinações com a imagem da padroeira pelos sítios e cidades do este potiguar, procissões, missas, novenas, serestas, jantares, leilão...


A programação fica mais intensa entre os dias
18 e 21 de novembro.

Como todos os anos, reservamos uma noite para o encontro dos patuenses aos pés do altar de Nossa Senhora dos Impossíveis.


Convidamos os Patuenses Ausentes, a se fazerem presentes no sábado 19, para a novena às 19h, seguida de leilão e seresta no pátio do Santuário.


Venham todos à terra que os viu nascer e crescer; colaborem com o bonito processo de reestruturação do nosso amado Santuário, maravilha do estado e orgulho do nosso povo.


Bem-vindos(as) patuenses!

Serra do Lima - Patu, 15 de novembro de 2011


Pe. Domingos de Sá Filho, msf
Reitor


Escrito por Paróquia de Patu às 09h00
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




PROGRAMAÇÃO DA 253ª FESTA DE NOSSA SENHORA DOS IMPOSSÍVEIS NO SANTUÁRIO DO LIMA EM PATU

Convite

Queridos romeiros e devotos (as) de Nossa Senhora dos Impossíveis!

 

A Virgem Maria, ao ser contemplada com graças especiais cantou um louvor a Deus, reconhecendo a bondade do Altíssimo: “O Senhor fez em mim maravilhas, santo é o seu nome”, “doravante as gerações me chamarão bem aventurada”. Em Maria, Deus realizou o impossível; sendo criatura, gerou em seu ventre o Criador, tornando-se Mãe do próprio Deus, de Deus humanado. Aquele que crer a exemplo de Maria pode ver acontecer coisas impossíveis; pois para Deus tudo é possível
.
Peregrinos subamos a Serra do Lima, e cantemos com Maria o Magnificat ao Deus do impossível.

 

Bem vindos todos(as) a 253ª Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis!

 

Missionários da Sagrada Família
Pe. Domingos de Sá Filho,msf
Pe. Marconi Nunes Lira,msf
Pe. George Lourenço dos Santos,msf
Tema: Maria, transformai os impossíveis

 

Dia 11/11/2011 - Sexta-feira
6h Alvorada festiva
19h Hasteamento das Bandeiras no Pátio do Santuário
       Missa de abertura da Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis

 

Dia 12/11/2011 – Sábado
19h Missa e novena em Lucrécia /RN
Noiteiros: Todos os Movimentos e Pastorais, Prefeitura e Câmara Municipal, Comércio, Escolas, Comunidades Rurais e Toda Cidade.

 

Dia 13/11/2011 – Domingo
7h Missa e novena no Santuário
9h Missa e novena no Santuário
16h30 Missa e novena em Rafael Godeiro/RN
19h Missa e novena em Almino Afonso/RN
Noiteiros: Todos os Movimentos e Pastorais, Prefeitura e Câmara Municipal, Comércio, Escolas, Comunidades Rurais e Toda Cidade.

 

Dia 14/11/2011 - Segunda-feira
19h Missa e novena em Messias Targino/RN
Noiteiros: Todos os Movimentos e Pastorais, Prefeitura e Câmara Municipal, Comércio, Escolas, Comunidades Rurais e Toda Cidade.

 

Dia 15/11/2011 - Terça-feira
19h Missa e novena em Olho D’Água do Borges
Noiteiros: Todos os Movimentos e Pastorais, Prefeitura e Câmara Municipal, Comércio, Escolas, Comunidades Rurais e Toda Cidade.

 

Dia 16/11/2011 - Quarta-feira
17h Missa e novena na capela São João Batista – Patu/RN
19h Missa e novena na capela Santa Teresinha – Patu/RN
Noiteiros: Toda a Comunidade com seus Grupos e Pastorais

 

Dia 17/11/2011 - Quinta-feira
19h Missa e novena na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores – Patu/RN
Noiteiros: Toda a Paróquia e Cidade de Patu

 

Dia 18/11/2011 - Sexta-feira
19h Missa e novena no Santuário – Serra do Lima – Patu/RN
Noiteiros: Escolas (estaduais, municipais e particulares), UERN, Apostolado da Oração, Ministros da Comunhão, Coroinhas, Pastoral do Dízimo, Pastoral Litúrgica, PASCOM, CDL, INSS, Correios, Banco do Brasil, Visão Mundial e Conselho Tutelar.
20h30 Jantar da Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis e  Música ao vivo com Ricardo.

 

Dia 19/11/2011 – Sábado
19h Missa e novena no Santuário – Serra do Lima – Patu/RN
Noiteiros: Prefeitura e Câmara Municipal, Missionários da Sagrada Família, Encontro de Casais com Cristo, Terço dos Homens, Legião de Maria, Movimento da Mãe Rainha, Renovação Carismática Católica, Promotoria Pública, Polícias Militar e Civil, Voluntários(as) do Santuário, Grupo de Amigos e Amigas  do Santuário, Motoristas, Moto Taxistas,  Taxistas, Rádio Educadora  e  Patuenses Ausentes.
20h30 Leilão beneficente
           Seresta com Alexsandro Bandeira

 

Dia 20/11/2011 – Domingo
7h Missa e novena no Santuário
9h Missa e novena no Santuário - Visita da Imagem peregrina de Santa Luzia de Mossoró/RN.
10h30 Batizados
19h Missa e novena no Santuário
Noiteiros: Encontro de Casais com Cristo, Catequese, Pastoral da Juventude, Grupo de Idosos, Motoclube Impossíveis do Asfalto, Motociclistas, Blogueiros, Comunidades Rurais, Diocese de Santa Luzia de Mossoró, Romeiros e Devotos de Nossa Senhora dos Impossíveis.
20h30 Jantar e Seresta com Ivanildo di Natal

Dia 21/11/2011 - Segunda-feira

Solenidade de Nossa Senhora dos Impossíveis

6h Alvorada festiva
7h Procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Impossíveis, saindo da Igreja Matriz de              Patu em direção ao Santuário.
9h Missa Solene de Nossa Senhora dos Impossíveis
10h30 Descerramento das Bandeiras
11h Batizados
12h Almoço Festivo no Refeitório do Santuário
.
Sistema de Comunicação da Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis - 2011
Transmissão das Novenas no Santuário
WebRádio Santuário - O Ponto alto da FÉ.
FM - 87,9 Educadora Patuense
WebRádio Boa Semente - Almino Afonso/RN
Rádio Rural de Mossoró
.
Fonte: Blog do Santuário do Lima


Escrito por Paróquia de Patu às 08h44
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




PATU- Participe da 253ª Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis no Santuário do Lima

 .
http://1.bp.blogspot.com/-9gy46Y3V6TY/TrlU4XbsFII/AAAAAAAAB3A/vTG0tAQU6Mo/s1600/programacao_versao_internet%255B1%255D.jpg


Escrito por Paróquia de Patu às 10h41
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Vem aí o XVI Encontro Carismático de Patu

 

 

Tema: Os verdadeiros adoradores, adorarão em espírito e em verdade. (João 4, 23)

Programação

Sábado: 12/11/2011

14:00 às 17:00h - Louvor e adoração ( Igreja Matriz)

19:00h - Louvor, oração e pregação ( Praça de Eventos Oliveira Rocha)

Domingo: 13/11/2011

14:00 às 17:00h - Louvor e adoração

19:00h - Missa, oração e louvor ( Praça da Igreja Matriz)


Escrito por Paróquia de Patu às 10h40
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




A IMAGEM DE SANTA LUZIA E RELÍQUIAS PERCORREM A REGIÃO E CIDADES DO CEARÁ



Todos os anos a Imagem de Santa Luzia e as Relíquias percorrem vários municípios anunciando e convidando para a grande Festa da Padroeira da Diocese de Mossoró. Uma oportunidade também para aquelas pessoas que moram longe e não podem participar dos festejos. Esse ano, o jornal a Luz divulga o calendário de peregrinação da Imagem e Relíquias para que as pessoas saibam e se façam presente no local e horário previstos da visita. A coordenação aproveita para lembrar que a cantora Fafá de Belém abrirá, no dia 03 de dezembro, a edição 2011 da Festa de Santa Luzia. Todos estão convidados.
Viva Santa Luzia!!

MÉDIO OESTE - 19 e 20/11 (gestores Paulo Henrique e Allany)
Sábado - 19/11- saída às 6h
- Apodi - 8 às 9h
- Severiano Melo - 9:30 às 10:30h
- Itaú - 11 às 13h
- Riacho da Cruz - 13:30 às 14:30h ( almoço)
- Umarizal - 15 às 16h
- Martins - chegada às 16:30h, participação na missa das 19h (pernoite)

Domingo - 20/11
- Martins - saída às 6h
- Almino Afonso - 7 às 8h
- Lima/Patu - 8:30 às 10:15h
- Rafael Godeiro - 11 ás 12h
- Olho D´água - 12:50 às 13:50h
- Caraúbas - 14 às 15:30h
- Governador 16 às 18h
- Chegada em Mossoró para missa das 19h, na Catedral
Área III - de 21 a 25/11 (gestores João Paulo e Talita)



Escrito por Paróquia de Patu às 12h28
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DIOCESE DE MOSSORÓ CONVOCA PARA ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL

A Diocese de Mossoró promove, de 18 a 20 de novembro, a Assembleia Diocesana de Pastoral. Mais de 100 pessoas entre padres, religiosos (as), seminaristas, coordenadores de pastorais, movimentos, novas comunidades e leigos são esperados no Centro de Treinamento, em Mossoró. O principal objetivo desta Assembleia será discutir o planejamento pastoral. Para isso, foi convidado o Monsenhor Virgílio Bezerra de Almeida, da Arquidiocese da Paraíba para assessorar.


Escrito por Paróquia de Patu às 12h24
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Projeto de Revitalização da infraestrutura do complexo do Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis continua - Confira a reforma da Biblioteca e da Sala de Estudos do Seminário









Nota de Agradecimento aos Romeiros/Devotos e Amigos do Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis
Ao concluirmos mais uma etapa da revitalização da infraestrutura do santuário, manifestamos os nossos agradecimento e orações para todos e todas que contribuíram com o projeto de revitalização do santuário da Mãe dos Impossíveis. Que as bênçãos de Deus recaíam sobre o gesto de generosidade e amor pelas vocações.

Padre Domingos de Sá, msf
Reitor


Escrito por Paróquia de Patu às 12h21
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




IMAGENS DA MISSA NO CEMITÉRIO ANTIGO

Depois de revitalizado pela administração municipal o Cemitério Antigo (primeiro), aconteceu hoje às 6h uma celebração eucaristíca, presidida pelo Pe Domingos e com a participação de vários fiéis que tem seus antepassados sepultado ali. Foi um momento de FÉ e HISTÓRICO para alguns, pois naquele Campo Santo estavam enterrados os primeiros homens e mulheres, que fizeram história no nosso municipio. Com a presença do historiador Petronilo Hemetério, Dona Alvanir Solano e outras pessoas, que relatavam quem estava sepultado, pôde perceber a importância histórica que tem aquele lugar para o município de Patu.



Escrito por Paróquia de Patu às 10h00
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Mensagem do Papa para o dia de Finados

papa-escrevendoNa oração do Angelus, do domingo passado, 30 de outubro, o papa Bento XVI fez uma referência direta à celebração dos fiéis defuntos, que a Igreja realiza nesta quarta-feira, 2 de novembro. O papa convidou os católicos a rezarem por quem já morreu, falando numa "certeza" de vida para lá da morte. "Desde os primeiros tempos da fé cristã, a Igreja terrena - reconhecendo a comunhão de todo o corpo místico de Jesus Cristo - cultivou com grande piedade a memória dos defuntos e ofereceu sufrágios por eles", disse.

O papa considera que a oração pelos mortos é "não só útil, mas necessária", deixando votos de que "o pranto, devido ao afastamento terreno, não prevaleça sobre a certeza da ressurreição". "Também a visita aos cemitérios, ao mesmo tempo que guarda os laços de afeto com aqueles que nos amaram nesta vida, recorda-nos que todos tendemos para uma outra vida, para lá da morte", observou. "A comemoração dos fiéis defuntos, à qual é dedicada o dia 2 de novembro, ajuda-nos a recordar os nossos entes queridos que nos deixaram e todas as almas a caminho da plenitude da vida, precisamente no horizonte da Igreja celestial, à qual a Solenidade de hoje nos elevou", prosseguiu Bento XVI, perante milhares de pessoas congregadas na Praça de São Pedro.

Aos fiéis de língua espanhola, o papa disse: "Na solenidade de Todos os Santos, a Liturgia nos convida a contemplar o amor infinito de Deus, que se reflete na vitória daqueles que já gozam de sua glória no céu. É o amor do Pai que nos chama a sermos seus filhos, nos entrega sue próprio Filho para redimir-nos com seu sangue purificador. Por isso nos proclama felizes também quando sofremos alguma tribulação, porque nEle depositamos nossa esperança. Respondamos com generosidade e coerência a este dom, que foi derramado em nossos corações, sendo Santos como Deus é Santo, para que também em nós se manifeste sua glória".



Escrito por Paróquia de Patu às 09h40
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Mensagem de Bento XVI em Assis

 

papaassis2As religiões jamais podem ser motivo de violência. Os credos e o diálogo inter-religioso são e devem ser baseados na paz. Foi a evocação feita por Bento XVI, nesta quinta-feira, em Assis, diante dos expoentes de todas as religiões do mundo, e de um grupo de agnósticos, por ocasião de uma nova Jornada mundial de oração e de reflexão pela paz, à distância de 25 anos do histórico encontro realizado por iniciativa de João Paulo II.


O Papa e os cerca de 300 participantes do encontro "Peregrinos da verdade, peregrinos da paz" chegaram pela manhã à cidade de São Francisco a bordo de um trem, que no final do dia os trará de volta a Roma. De fato, tendo partido às 8h locais da estação vaticana, o trem Etr 600 das Ferrovias italianas, formado por 7 vagões e a locomotiva, levava a bordo o Santo Padre e cerca de 300 pessoas.

O Pontífice viajou no vagão 2, localizado na parte traseira do trem, com o Cardeal Secretário de Estado Tarcisio Bertone, acompanhado do Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, e de outros renomados expoentes das religiões mundiais. O trem chegou a Assis às 9h45 locais.

No final desta manhã, o Santo Padre dirigiu-se aos participantes na Jornada de Reflexão em Assis. O Pontífice iniciou seu discurso lembrando que “passaram-se vinte e cinco anos desde quando, pela primeira vez, o beato Papa João Paulo II convidou representantes das religiões do mundo para uma oração pela paz em Assis”. E então pôs as questões: “o que aconteceu desde então? Como se encontra hoje a causa da paz?”.

“Naquele momento – disse o Papa -, a grande ameaça para a paz no mundo provinha da divisão da terra em dois blocos contrapostos entre si. O símbolo saliente daquela divisão era o muro de Berlim que, atravessando a cidade, traçava a fronteira entre dois mundos. Em 1989, três anos depois do encontro em Assis, o muro caiu, sem derramamento de sangue. Inesperadamente, os enormes arsenais, que estavam por detrás do muro, deixaram de ter qualquer significado. (…) Enfim, a vontade de ser livre foi mais forte do que o medo face a uma violência que não tinha mais nenhuma cobertura espiritual”.

Bento XVI continuou afirmando que, desde então, “infelizmente, não podemos dizer que desde então a situação se caracterize por liberdade e paz. Embora a ameaça da grande guerra não se aviste no horizonte, todavia o mundo está, infelizmente, cheio de discórdias”. Então o Papa falou sobre o terrorismo, e deste ressaltou a motivação religiosa que, muitas vezes, serve como justificativa para o que o classificou de “crueldade monstruosa, que crê poder anular as regras do direito por causa do «bem» pretendido”. “Aqui a religião não está ao serviço da paz, mas da justificação da violência”. E acrescentou: “o que os representantes das religiões congregados no ano 1986, em Assis, pretenderam dizer – e nós o repetimos com vigor e grande firmeza – era que esta não é a verdadeira natureza da religião. Ao contrário, é a sua deturpação e contribui para a sua destruição”.

O Santo Padre falou sobre uma segunda tipologia de violência, ou seja, “a consequência da ausência de Deus, da sua negação e da perda de humanidade que resulta disso”. “Aqui, porém, não pretendo deter-me no ateísmo prescrito pelo Estado – fez a ressalva -, queria, antes, falar da «decadência» do homem, em consequência da qual se realiza, de modo silencioso, e por conseguinte mais perigoso, uma alteração do clima espiritual. A adoração do dinheiro, do ter e do poder, revela-se uma contra-religião, na qual já não importa o homem, mas só o lucro pessoal”.

Então o Papa falou sobre o mundo do agnosticismo, que destacou estar em expansão. “Tais pessoas não se limitam a afirmar «Não existe nenhum Deus»”, disse o Santo Padre, mostrando que elas estão em busca da verdade e do bem, andando em direção à Deus portanto. “Colocam questões tanto a uma parte como à outra – afirmou o Pontífice. Aos ateus combativos, tiram-lhes aquela falsa certeza com que pretendem saber que não existe um Deus, e convidam-nos a tornar-se, em lugar de polêmicos, pessoas à procura, que não perdem a esperança de que a verdade exista e que nós podemos e devemos viver em função dela”.

Bento XVI ainda chamou a atenção para o fato de que os agnósticos “chamam em causa também os membros das religiões, para que não considerem Deus como uma propriedade que de tal modo lhes pertence que se sintam autorizados à violência contra os demais”.

Concluindo, o Papa assegura de que “a Igreja Católica não desistirá da luta contra a violência e do seu compromisso pela paz no mundo”

Fonte: CNBB



Escrito por Paróquia de Patu às 09h36
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 



Meu perfil
BRASIL, Nordeste, PATU, CENTRO, Homem
Histórico
    Outros sites
      CNBB
      Cancão Nova
      Terço dos Homens de Patu
      Blog da Folha patuense
      Cidade interativa
      Pousada Vôo Livre
      Diocese de Mossoró
      Paróquia de Martins
      Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis
    Votação
      Dê uma nota para meu blog